Como parar de beber álcool?

Parar de beber – Assim que decidir parar de beber álcool é dar esse grande passo. Apesar de que você pode ter tentado sair no passado e está pronto para tentar novamente. Ou então você também pode estar tentando pela primeira vez e não sabe por onde começar.

Embora parar de beber não seja fácil, planejar e pedir o apoio de familiares e amigos antes começar esse processo de vez. Enfim aqui estão algumas dicas para ajudar você a parar de beber e evitar as possíveis recaídas.

Decida como você ira parar de beber

Existem várias ferramentas e recursos para ajudá-lo deixar esse vício no passado. Você pode tentar uma opção ou combiná-las. Converse com seu médico para que saiba quais são as opções podem ser melhores para você.

Participe de um grupo de suporte. Visto que muitas pessoas deixaram o álcool conversando com outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios. Alguns grupos têm fóruns e bate-papos on-line, além de reuniões presenciais. Enfim tente alguns grupos e veja o que é mais confortável para você.

Trabalhe com um conselheiro de dependência. 

O seu médico pode te ajudar a encontrar um especialista em saúde mental treinado para trabalhar com pessoas que têm problemas com álcool.

Pergunte sobre os tratamentos. 

Vários medicamentos podem ajudá-lo a parar de beber, eliminando o desejo por álcool e bloqueando seus efeitos. Então pergunte ao seu médico se acaso um desses tratamentos pode ser uma boa escolha para você.

Programas de tratamento. 

Se você bebe muito já há algum tempo, pode precisar de um programa um pouco mais intensivo. Peça ao seu médico para recomendar um programa de tratamento de álcool para que possa você fazer.

Se você tiver sintomas de abstinência, como mãos trêmulas e vômitos quando ficar sem álcool, não tente parar por conta própria, pois pode ser fatal.

Trabalhe com seu médico para que consiga encontrar uma maneira segura de parar de beber e lidar com as crises de abstinência.

Faça um plano

Enfim tire um tempo para fazer um plano para parar de beber. Comece escrevendo:

  • A data em que você vai parar de beber,
  • Seus motivos mais importantes para decidir deixar esse vício de vez,
  • As estratégias que você usará para parar de beber,
  • Pessoas que podem te ajudar em momentos difíceis,

Obstáculos para ficar sóbrio e como você os superará,

Depois de criar seu plano, mantenha-o em algum lugar que fique sempre a sua disposição para que você possa examiná-lo se precisar de ajuda para permanecer no caminho certo.

Tenha um suporte

Informe familiares e amigos de confiança sobre sua decisão e peça para que deem o apoio deles para ajudá-lo a ficar sóbrio. Por exemplo, você pode pedir que eles não ofereçam álcool e não bebam ao seu redor. Você também pode pedir que façam atividades com você que não envolvam álcool.

Tente passar mais tempo com sua família e amigos que não bebem.

Conheça quais são os seus gatilhos

Gatilhos são situações, lugares ou pessoas que fazem você querer tomar uma bebida. Faça uma lista dos seus gatilhos. Tente evitar os gatilhos que puder, como ir a um bar ou sair com pessoas que bebem.

Para gatilhos que você não pode evitar, faça um plano para lidar com eles.

Algumas idéias incluem:

Converse com alguém

Peça a um amigo ou membro da família que esteja de disponível quando enfrentar uma situação que faça você querer beber.

  • Veja o seu plano de desistência. Isso o ajudará a se lembrar dos motivos pelos quais você queria parar de beber em primeiro lugar.
  • Distraia-se com outra coisa, como enviar mensagens a um amigo, passear, pintar, ler, comer um lanche saudável, meditar, levantar pesos, correr, caminhar ou fazer um hobby.
  • Aceite o desejo. Isso não significa que você deve ceder à vontade, apenas entenda que é normal e, mais importante, irá passar em breve.
  • Se uma situação se tornar muito difícil, vá embora. NÃO sinta que precisa se esforçar para testar sua força de vontade.

Aprenda a dizer não

Em algum momento, você receberá uma bebida. É uma boa ideia planejar com antecedência como você vai lidar com isso. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Faça contato visual com a pessoa e diga “Não, obrigado” ou outra resposta curta e direta.
  • NÃO hesite ou dê uma resposta prolongada.
  • Peça a um amigo ou membro da família para encenar com você, para que você esteja preparado.
  • Peça uma bebida não alcoólica.

Não desista

Mudar hábitos exige muito trabalho e você pode não ter êxito na primeira vez que tenta sair. Se você escorregar e beber, não desista. Aprenda com cada tentativa e erro e tente novamente. Pense em um revés como apenas um obstáculo no caminho da recuperação.

Quando ligar para o médico

Ligue para o seu médico se você:

  • Se sente deprimido ou ansioso demais por mais de um curto período de tempo,
  • Tenha pensamentos suicidas ou violentos sobre si mesmo ou sobre outras pessoas ao seu redor,
  • Tenha sintomas graves de abstinência, como vômitos graves, alucinações, confusão, febre ou convulsões.

A questão de como parar de beber álcool é algo que muitas pessoas consideram.

Todos sabemos: o consumo de álcool faz parte regular de muitas reuniões sociais. É difícil evitar – festas, jantares e até sair com os amigos, tudo isso pode ter bebidas alcoólicas envolvidas.

Para quem quer saber como parar de beber, o que eles podem fazer?

As razões para parar de beber são abundantes. O Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA declara:

  • “De acordo com a Pesquisa Nacional de 2015 sobre Uso e Saúde de Drogas (NSDUH), 86,4% das pessoas com 18 anos ou mais relataram que consumiram álcool em algum momento da vida; 70,1 por cento relataram que beberam no ano passado; 56,0% relataram que beberam no mês passado. ”
  • “Em 2015, 26,9% das pessoas com 18 anos ou mais relataram ter praticado compulsão alimentar no mês passado; 7,0 por cento relataram que se envolveram em uso pesado de álcool no mês passado. ”

Como parar de beber: Transtorno por uso de álcool

Ainda mais extraordinário é o número do Instituto Nacional de Saúde dos EUA no Transtorno por Uso de Álcool (TUA):

  • 15,1 milhões de adultos com 18 anos ou mais (6,2% dessa faixa etária) tinham TUA. Isso inclui 9,8 milhões de homens (8,4% dos homens nessa faixa etária) e 5,3 milhões de mulheres (4,2% das mulheres nessa faixa etária),
  • Cerca de 6,7% dos adultos que tiveram TUA no último ano receberam tratamento. Isso inclui 7,4% dos homens e 5,4% das mulheres com TUA nessa faixa etária,
  • Estima-se que 88.0008 pessoas (aproximadamente 62.000 homens e 26.000 mulheres) morrem anualmente de causas relacionadas ao álcool, tornando o álcool a terceira principal causa evitável de morte nos Estados Unidos.

MedPage

O MedPage Today relata que “o consumo excessivo de álcool e o uso pesado de álcool estão relacionados a acidentes de carro, queimaduras, quedas, envenenamento por álcool, violência, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, doenças crônicas, câncer, problemas de memória e aprendizado e dependência de álcool”.

Existe um grande desafio para as pessoas que lutam para entender como parar de beber: falta de compreensão dos outros.

As pessoas que não enfrentam esse desafio podem pensar: se você quiser parar de beber, pare. Nós sabemos: não é assim tão simples.

WebMD descreve; “Transtorno por uso de álcool é o que os médicos chamam quando você não consegue controlar o quanto bebe e tem problemas com suas emoções quando não está bebendo. Algumas pessoas podem pensar que a única maneira de lidar com isso é com força de vontade, como se fosse um problema que elas precisam resolver por conta própria. ”

“Mas o distúrbio do uso de álcool é considerado uma doença cerebral. O álcool causa alterações em seu cérebro que dificultam o abandono. Tentar resistir sozinho pode ser como tentar curar a apendicite com pensamentos alegres. Não é o suficiente.”

Para mais informações, faça as seguintes questões:

  • Como o álcool funciona no meu organismo?
  • Que efeito o consumo de álcool tem na saúde em curto e longo prazo?
  • Como você pode saber se alguém tem um problema e precisa parar de beber álcool?
  • Se um alcoólatra não está disposto a obter ajuda, o que você pode fazer?
  • O alcoolismo é herdado geneticamente?
  • Alguém que não consegue parar de beber álcool, pode ser tratado?
  • O tratamento do alcoolismo funciona?
  • Grupos específicos de pessoas têm maior probabilidade de ter problemas?

One thought on “Como parar de beber álcool?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *