As 10 melhores dicas para parar de beber álcool

Parar de beber – Estatísticas mostram que mais de 26% da população admitem terem consumido bebidas alcoólicas de forma descontrolada no último mês. 

Se você é uma das pessoas que deseja parar de beber, mas não sabe como, você está o lugar certo! Confira agora o passo a passo de como deixar esse vício no passado.

Tenha um sistema de apoio

O passo número um a seguir quando se deseja parar de beber é definitivamente ter uma rede de apoio, e existe uma razão para ser o principal conselho dado por homens e mulheres sóbrias a quem está iniciando sua jornada na sobriedade. 

Seja grupos de como o Alcoólatras Anônimos, terapia, grupo de amigos e familiares ou grupo de apoio online, se você quer parar de beber é importante saber que não é possível fazer isso sozinho. 

Até é possível ficar sóbrio sozinho, mas se não existe nenhuma companhia o caminho é ainda mais difícil e tortuoso. É essencial encontrar pessoas que estão passando ou já passaram pela mesma situação que você. 

Encontre um bom sistema de apoio e faça o uso dele regularmente. 

Saiba como lidar com a “nuvem rosa”

Você sabe o que “nuvem rosa” é?

A expressão “nuvem rosa” se refere ao início da sobriedade onde muitos sentem uma imensa excitação. É quando o alcoólatra se sente no topo do mundo, onde tudo são flores e nada pode o parar. Parece legal certo?

O lado ruim desse sentimento de extrema excitação é que ele acaba e quando isso acontece vem o sentimento de tristeza, sensibilidade e a pessoa está mais suscetível a ter recaídas. Espere que isso aconteça com você também, e esteja pronto para lidar com esse sentimento, especialmente quando ele for embora. 

 Um estudo realizado em 2011 descobriu que 85% dos alcoólatras voltam a beber no primeiro ano de uma reabilitação e esse número não sofreu alterações com o passar dos anos. 

Se sentir bem e orgulhoso quando se está sóbrio não é, de forma alguma, algo que deva fazer com que você se sinta culpado ou envergonhado. É bom estar conectado a emoções positivas, é bom sentir que você está andando pelo caminho certo e que sua vida está finalmente no lugar ideal. O que não é bom é ter uma visão desfocada das conseqüências e dos riscos. 

Ter conhecimento desse sentimento e ao número de recaídas deve diminuir as suas expectativas. Estar sóbrio deve ser bom, mas é necessário saber que recaídas podem acontecer.

Esteja disposto a mudar a sua rotina

Não é fácil mudar hábitos, mas continuar em contato com os “amigos” que te incentivam a beber, frequentar as mesmas festas de antes onde a bebida estava a sua disposição, não hábitos saudáveis para ninguém, especialmente para quem busca parar de beber

É fácil cair em hábitos antigos, mas essa mudança vale à pena e uma das principais dicas para quem quer ficar sóbrio é se afastar de pessoas ou lugares que possam ser um gatilho para você. Em vez disso, frequente lugares que não servem bebidas alcoólicas e saia com pessoas que apoiam e entendem a sua decisão. 

Saiba que você irá se sentir entediado, e tenha um plano para quando isso acontecer. 

Muitos que estão em recuperação admitem: parar de beber deixa a vida entediante. A princípio, a sobriedade é uma novidade interessante e você vai encontrar muita alegria em arrumar o que a bebida bagunçou em sua vida. Mas depois de meses, o tédio pode levar você a pensar “Eu não bebo mais, e agora?”

Saiba que ter esse pensamento é normal, mas ninguém adoece por causa do tédio, mas pode morrer por causa do álcool. Saiba nos próximos passos o que você pode fazer quando se sentir entediado e desejar ter um copo de cerveja na mão. 

Encontre um novo hobby – e fique obcecado por ele

Se tornar obcecado por um novo hábito saudável pode ajudar, e muito!

O início da sobriedade é a melhor época para iniciar seu novo hobby. Você pode tentar fotografia, corridas ou outros tipos de esportes, dança, pintura, escrita, desenho ou até mesmo se tornar voluntário e ajudar as pessoas durante seu processo de se livrar do álcool!

Se você não se tente tão criativo e inspirado assim vale tentar aprender uma nova língua, fazer um curso ou uma faculdade, viajar, começar uma nova coleção ou qualquer outra coisa que possa preencher seu tempo. Manter a mente e o corpo no lugar certo é crítico para o sucesso.

Quando você parar de beber, terá mais tempo livre. Use-o sabiamente. 

Encontre outro bom recurso de sobriedade

Os sistemas típicos de apoio mencionados aqui são ótimos, mas você deve saber que existem diversos outros recursos que você pode procurar – e se adaptar melhor a eles.

Existem vários grupos de apoio, grupos e fóruns em redes sociais, além de aplicativos para smartphones e tablets, podcasts, livros e até mesmo cursos.

Nem tudo funciona para todos, mas é um movimento inteligente considerar sua personalidade e o que você gosta. Faça uma lista dos recursos que você pode usar para ter mais ajuda a qualquer momento e dificuldade que possa ocorrer durante sua jornada de sobriedade. 

Escreva sobre seus sentimentos

Esse é um passo indispensável uma vez que escrever é muito importante!

Uma ótima maneira de começar é criar um diário de gratidão da sobriedade, mas é crucial escrever todos os seus sentimentos, pensamentos e experiências também sejam eles bons ou ruins. 

Os blogs de sobriedade estão se tornando cada vez mais populares com o passar do tempo, e escrever sua trajetória na sobriedade é uma ótima maneira de colocar seus sentimentos e pensamentos para fora, mas escrevendo publicamente você também se torna capaz de ajudar outros que estão passando pelo mesmo que você. 

Mas a melhor parte em escrever, é voltar e ler tudo aquilo novamente. Uma coisa é liberar tudo aquilo que você está sentindo, mas voltar e meses depois escrever aquilo pode te ajudar a ficar cada vez mais forte já que assim é possível ver com clareza o quanto você cresceu e o quão longe chegou. 

Estabeleça uma rotina de cuidados pessoais

Outra dica para conseguir parar de beber é cuidar bem de si mesmo e para isso, estabeleça uma rotina de cuidados com você. A sobriedade é desafiadora e só porque você conseguiu parar de beber não espere que todos os aspectos de sua vida melhorem automaticamente. Você ainda vai ter outros problemas, problemas esses que antes você utilizava a bebida alcoólica para lidar.

Seus problemas podem até mesmo parecer piores uma vez que você para de beber e por esse motivo é importante cuidar de si mesmo e se tratar com carinho e gentileza. É essencial ter certeza que seu corpo está recebendo tudo o que precisa para o seu bom funcionamento. 

Se alimente de forma saudável, beba dois litros de água diariamente, se exercite todos os dias, durma o suficiente e passe seu tempo livre fazendo o que mais gosta desde que isso não inclui bebidas alcoólicas. 

Se achar necessário utilize polivitamínicos para atender às suas necessidades nutricionais. 

Evite tomar decisões importantes por um tempo 

Outra importante dica para te auxiliar a parar de beber é não tomar nenhuma grande decisão por um tempo. A sobriedade é uma jornada cheia de reviravoltas, seu corpo e cérebro estão constantemente tentando se restaurar depois de anos de maus tratos que a bebida causou, além do mais, as suas emoções vão estar à flor da pele e você não quer tornar as coisas ainda mais complicadas. 

  O mais indicado é manter uma vida tão simples o quanto puder. Esperar para tomar decisões importantes até que a sobriedade se torne entediante é melhor assim você poderá tolerar melhorar situações estressantes. Vá com calma no início. 

Celebre cada vitória na sobriedade

Finalmente, a última dica para parar de beber é a melhor: celebre com você mesmo!

Quando você faz seu “aniversário” sem beber é uma ótima idéia celebrar, seja no seu aniversário de dias, semanas, meses ou anos! Você merece comemorar. 

É difícil chegar onde você está agora, portanto celebre, se mostre um pouco mais de amor e se permita se sentir extremamente orgulhoso de si mesmo e da jornada até então percorrida. 

Comemore essa data especial, seja com uma noite no cinema ou um jantar com alguém especial, por exemplo. Esse ato pequeno mostra o quanto você se importa e o quanto esta grato pela sua sobriedade.

One thought on “As 10 melhores dicas para parar de beber álcool

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *